top of page
Buscar

Revelação Deus ou dinheiro

Ecovila Baratzil

A pobreza da viúva contrasta com a arrogância dos escribas.

A passagem acontece no Templo no pátio das mulheres.

A oferta agradou a Jesus (mesmo sendo 2 moedas de valor insignificante na época gr.lepta) pois ela deu tudo que tinha confiante na benção de Deus.

Então Jesus recomendou que todos fizessem ofertas como a viúva, de todo o coração, não dando apenas o que sobra como estava sendo comum na época.

wikipédia.

O seu "DEUS" é o DINHEIRO e VOCÊ NÃO SABE!

O seu "DEUS" é o DINHEIRO e você NÃO SABE, mas você ama e adora ISSO e eu posso e vou te provar.


Qual a ideia de DEUS que a Humanidade vem PENSANDO ao longo da história?

Resposta: a ideia de um Ser Superior, todo-poderoso e todo-amoroso ao qual nós podemos e devemos amar, adorar e servir porque somos amados por Ele.

Em linhas gerais, num visão simplista, essas é a ideia de "Deus" ou seja um Ser Superior que amamos com nossa intimidade espiritual, com o qual temos reconhecimento e sentimento de sermos criaturas de um Criador Sábio, Bondoso e Justo, para o qual demonstramos nossa fé e nossa esperança e também nossa garantia de vida para o futuro pela fé na providência divina.

Na relação com "Deus" demonstramos fé, respeito, amizade, confiança, adoração, devoção, serviço, etc e também expressamos para Deus o nosso interesse de receber suas graças e bençãos.

Temos o pensamento de colocar Ele acima de tudo, pois, Ele significa o nosso maior valor, o nosso principal tesouro pessoal, por Ele fazemos diariamente nosso investimento psicólogo de pensar Nele, desejar Ele, gostar e amar Ele, damos nossas vidas e nosso tempo de vida para agradar e servir a Ele, damos nosso tempo de vida para trabalhar e produzir frutos espirituais pra Ele por causa de seu Plano Divino para a Humanidade, fazemos o possivel ao nosso alcance pra fazer a vontade Dele, e para sustentar a Obra de Deus na Terra historicamente criamos, inventamos, convencionamos e organizamos as Religiões do Mundo como um lugar ou templo ou igreja para nesse lugar realizarmos as nossa atividades espirituais da nossa fé e adoração a "Deus".


Tá acompanhando o raciocínio, a linha de pensamento?


Então, agora vou te provar que o seu DEUS de VERDADE, o seu DEUS de ATOS e FATOS é o DINHEIRO, o seu DEUS do seu dia-a-dia, do seu cotidiano, enquanto o seu DEUS da sua Fé ou Crença é o seu "Deus Emocional do seu Psicológico".


Vamos demonstrar os argumentos e provas:

ANTES da invenção da monetha ou moeda ou dinheiro como era a relação da Humanidade com a Divindade?


O ser humano, as pessoas plantavam, caçavam, pescavam e também cuidavam de seus rebanhos que garantiam sua sobrevivência pessoal, de sua família e de seu grupo social e assim, conseguiam sobreviver ao longo do tempo.

Nesse contexto social da Humanidade Antiga, a nível planetário, cada indivíduo, cada família, cada grupo social, cada tribo, cada povo, cada nação tinham seus deuses para prestar adoração e amar e assim foi durante milênios.

As pessoas, de todas as nações, povos, e etnias trabalhavam e prestavam cultos espirituais aos seus deuses para abençoarem suas plantações, lavouras, rebanhos, caça, pesca e agricultura. A relação do se humano com o seu Deus era de DEPENDÊNCIA ESPIRITUAL e INTERESSE DECLARADO de SOBREVIVÊNCIA.

Os sacerdotes e sacerdotisas reuniam as pessoas em frente aos templos e comunicavam a todos os presentes: esse ano, nossos deuses nos deram uma boa colheita, muita fartura, então, vamos prestar um culto de louvores e ação de graças durante vários dias, festa, dança, comida e bebida para todos.

E o povo cantava louvores e tocavam instrumentos musicais para agradecer e dar graças aos seus deuses pela GARANTIA ou SEGURANÇA de SOBREVIVÊNCIA de suas vidas, de suas famílias, de seu grupo social e de seu povo porque tiveram FARTURA NA COLHEITA ou uma grande caçada ou pescaria ou seus rebanhos procriaram e assim, aumentou o número de animais, com saúde e isso também era uma benção dos deuses e proporcionava GARANTIA E SEGURANÇA DE SOBREVIVÊNCIA… graças aos deuses!... era esse o PENSAMENTO, o SENTIMENTO e a FÉ das pessoas de antigamente, o seu MAIOR "VALOR" EXISTENCIAL era o seu culto aos seus deuses porque deles, os deuses, DEPENDIAM A GARANTIA E A SEGURANÇA DA SOBREVIVÊNCIA.

E assim, a Humanidade, ao redor do mundo viveu e sobreviveu durante milênios.


Tá acompanhando o raciocínio, a linha de pensamento?


DEPOIS, alguém ou algum grupo de pessoas quiserem fazer diferente, quiseram mudar esse tipo de contexto social no que tange ESPECIFICAMENTE ao assunto: garantia e segurança de sobrevivência material NO PLANO FÍSICO.

Algumas pessoas não gostavam dos deuses, não simpatizavam com a ideia de terem deuses para adorar, amar e servir FIELMENTE… aos olhos dessas pessoas isso era algo desnecessário e ultrajante, era algo que desagradava profundamente a essas pessoas DEPENDER de deuses para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA MATERIAL.


Então, o que essas pessoas fizeram?

Elas conversaram umas com as outras durante horas, dias, semanas meses e anos… e foram convidando outros que pensavam semelhante a eles e a elas, homens e mulheres, para participarem das reuniões secretas, a noite, em lugares escondidos, longe das vistas do povo que era fiel aos seus deuses.

Eles e Elas confabularam e conspiraram uma IDEIA REVOLUCIONÁRIA que mudaria radicalmente a estrutura e a dinâmica da sociedade humana mundial, a base da vida pessoal e social dessas mesmas pessoas e de todas as demais pessoas e dos seus povos, e de toda a humanidade até o fim dos tempos.

ELES e ELAS conceberam uma IDEIA totalmente diferente de tudo que as pessoas de seu tempo já haviam pensado até então… ELES e ELAS inventaram pensando juntos, inventaram algo que os fizessem INDEPENDENTES dos deuses, algo do qual eles e elas, suas famílias e seus povos NÃO PRECISASSEM mais de deuses para adorar, amar e servir para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA MATERIAL.

Eles e Elas queriam ALGO que ficasse no lugar dos deuses e esse "algo" estaria no controle deles e delas, e tinha que ser "algo" que eles e elas controlassem, que estivesse mas mãos deles e delas… algo que fosse usado por eles e por elas e por todas as pessoas de suas famílias, tribos, aldeias e de seus povos, algo que REMOVESSE A NECESSIDADE DE TER DEUSES PARA ASSUNTOS MATERIAIS DE SOBREVIVÊNCIA SOCIAL.

Então, PENSANDO JUNTOS... CONCEBERAM... a ideia de um SUBSTITUTO para os deuses, algo que todos, pequenos e grandes, jovens e velhos, homens e mulheres… patriotas e estrangeiros… reis e escravos… todos DEPENDERIAM DISSO para conseguirem garantir a segurança de suas sobrevivências materiais no contexto social.

Esse "algo" gradativamente, a medida que as pessoas entendessem o funcionamento da NOVA ORDEM DAS COISAS tinha uma AGENDA DE EMPODERAMENTO SOCIAL que essas mesmas pessoas que não amavam os deuses, nem gostavam de adorar e servir aos deuses dos Céus, nem aos deuses da NATUREZA estavam propondo agora abertamente, nas praças e esquinas das aldeias e vilarejos dizendo publicamente que a era dos deuses havia acabado, estava terminado esse período da história, e que era preciso uma grande novidade que seria bom para todos, um GRANDE RECOMEÇO (grande Reset)… que mudaria positivamente a vida de todas as pessoas, todos seriam beneficiados porque NÃO DEPENDERIAM mais dos deuses para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA MATERIAL… pois, agora, apregoavam eles e elas em reuniões públicas, agora temos um SUBSTITUTO para os velhos e cansados "deuses"... ALGO NOVO que vai nos dar TUDO QUE PRECISAMOS, e todas as nossas necessidades e de nossas famílias serão satisfeitas e seremos felizes com as barrigas cheias de comida e nossos

celeiros cheios de grãos.

NÓS, homens e mulheres de um NOVO TEMPO, estamos iniciando uma NOVA ORDEM MUNDIAL, somos pessoas inteligentes e com visão de futuro INVENTAMOS um novo sistema de troca de mercadorias, em vez de trocarmos uma coisa pela outra, INVENTAMOS UM NOVO TROCADOR DE COISAS.

Com esse NOVO MEIO DE TROCA não precisaremos mais de deuses porque para termos a GARANTIA E A SEGURANÇA DA NOSSA SOBREVIVÊNCIA MATERIAL basta termos esse NOVO TROCADOR.

E tendo "ISSO" em nossas mãos, finalmente, NÓS TEREMOS O CONTROLE DAS COISAS, sem nunca mais dependermos de deuses velhos e cansados para atenderam nossas pedidos e satisfazerem nossas necessidades de sobrevivência… finalmente SEREMOS INDEPENDENTES… SEREMOS LIVRES... era esse o SLOGAN da “campanha publicitária” na Antiguidade da Humanidade.

Assim diziam e prometiam pela frente, mas pelas costas eram outros os planos dessas pessoas astutas como as serpentes.

Eles e Elas sabiam de antemão que, na verdade, estavam criando uma NOVO TIPO DE DEPENDÊNCIA AO NOVO TROCADOR DE MERCADORIAS.

Agora, no novo sistema de funcionamento em vez de dependerem dos deuses da NATUREZA, dependeriam de quem tivesse em mãos mais quantidade desse "novo trocador de mercadorias".

Agora a DEPENDÊNCIA da sobrevivência estaria na mãos de quem TIVESSE o novo trocador.

E assim, a ideia foi se espalhando com a propaganda de boca em boca de que ninguém dependeria mais dos deuses para garantir a segurança da sobrevivência, pois, agora ESTAVAM LIVRES DISSO… graças ao novo trocador de mercadorias que seria o novo sistema de trocas ente todos, em todos os lugares.

E assim, a notícia foi se espalhando, e alcançando outras aldeias e lugares distantes… com o passar dos anos.

E quando um número grande de pessoas desejavam COLETIVAMENTE o surgimento desse novo trocador de mercadorias, então, apresentaram a IDEIA DE CUNHAREM UM OBJETO que servisse de meio de troca e que passasse de mão e mão, algo fácil de manusear.

Então, num ato cínico e sarcástico alguém trouxe as oferendas sagradas cunhadas pelos adoradores da deusa Monetha que eram pequenas "monethas" ou moedas redondas, quadradas e triangulares e do meio da multidão ansiosa pelo NOVO TROCADOR, eis que surge uma das mulheres mentoras da invenção do novo trocador, chamada Gananssiah... ela pertencia àquele primeiro grupo de pensadores do plano maquiavélico... então, ela pegou uma monetha (moeda) dourada, cunhada a ouro que até àquele momento não tinha valor econômico e levantando os braços na direção do alto do céu… com a moeda de ouro na sua mão a vista de todos… bradou em praça pública: A MOEDA SERÁ O NOVO TROCADOR DE TODAS AS MERCADORIAS.


E o povo gritou com voz de multidão: SIM, VIVA A MOEDA!!!

VIVA!!!

MIL VIVAS!!!


E todos concordaram com a CONVENÇÃO e convencionaram que a partir daquele momento a MOEDA era o novo trocador de mercadorias.

E assim, nasceu o sistema das moedas de troca de mercadorias e as pessoas ENTENDERAM A NOVA IDEIA… e aos poucos, gradativamente, foram deixando de lado a necessidade de cultuar os deuses para conseguirem ter as coisas para a sua sobrevivência.

Agora em diante, diziam uns para os outros… para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA… bastava TER MOEDAS.

E assim, nasceu a cultura do VALOR MONETHÁRIO, o valor das monethas, as MOEDAS.

ANTES, a ideia comum das pessoas era que os deuses da NATUREZA davam a PROVIDÊNCIA divina para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA e de suas famílias.


DEPOIS, a ideia comum mudou.

Agora basta TEREM MOEDAS para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA.

ENTÃO, na cabeça das pessoas: Moeda e Sobrevivência tornaram-se a mesma coisa… sinônimos.


E o tempo passou e os deuses foram sendo esquecidos pelas próximas gerações que não sabiam de nada da história da invenção da moeda como meio de troca de mercadorias… as novas gerações já conheceu o recente e novo sistema monethario funcionando em todos os lugares e ESQUECERAM dos deuses como PROVEDORES DA VIDA DIÁRIA.

As religiões ancestrais foram adulteradas na sua essência que era a RELAÇÃO DE TROCA entre a adoração de fé das pessoas e o favor, bençãos e graças dadas pelos deuses.

A Humanidade descartou seus deuses e foi desenvolvendo cada vez mais o novo sistema, um sistema ECONÔMICO baseado em moedas, baseado em quantidade de MOEDAS, quem tinha mais moedas, então, tinha mais mercadorias.

E quem tinha mais mercadorias, tinha mais influência sobre as situações sociais, e finalmente, um dia… concordaram entre todos: quem tem mais moedas, tem mais poder.

E o poder que era prerrogativa só dos deuses, agora também era algo que pertencia as pessoas que tinham mais moedas que as outras… e assim "nasceram" os reis e as rainhas, pessoas que tinham muitas moedas... muito a mais que as outras pessoas.

E a MOEDA tomou o lugar dos favores, graças e bençãos dos deuses... que outrora como faziam antes… agora as pessoas pediam essas mesmas coisas... pediam aos reis e rainhas.

E as PESSOAS ricas tomaram os lugares dos deuses.

E a MOEDA tomou o lugar dos favores, graças e bençãos dos deuses... que outrora era a RESPOSTA que vinha das mãos dos deuses para seus filhos e filhas humanos.

E a mente humana coletiva se fechou em si mesma e deixou os deuses e seres da NATUREZA do lado de fora.

Assim, Caim construiu a primeira cidade do mundo baseada no funcionamento coletivo adotado por todos os interessados em ter poder: o sistema econômico da moeda.


E esse sistema espalhou-se por outras aldeias, lugares e regiões do mundo antigo e foi "fazendo a cabeça" das pessoas porque a promessa da moeda seduzia a todos: quem acumular moedas, TERÁ PODER!


E hoje, século 21, como é a realidade da mente humana coletiva sobre esse assunto?

Como as pessoas PENSAM hoje em dia?

Resposta: TER DINHEIRO É TER PODER DE FAZER QUALQUER COISA!


Na Antiguidade, antes do surgimento da primeira moeda... as pessoas ao redor do mundo… dedicavam uma parte grande de seu tempo DIARIAMENTE em orações, preces, adorações e louvores aos seus deuses para receberem em troca saúde para trabalhar, plantar, colher, cultivar, caçar, pescar, cuidar dos rebanhos, casar, ter filhos saudáveis, fazer viagens, etc.

Hoje em dia, o tempo nosso é dedicado, DIARIAMENTE, 8 h para o trabalho do ganha-pão, da sobrevivência econômica.

Antes, o TEMPO DIÁRIO DAS PESSOAS era dedicado em orações, preces, adorações e louvores aos seus deuses, para agindo assim, receberem as bençãos divinas: graças e favores para terem a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA.


E hoje em dia, a quem você dedica mais o seu tempo?

Em orações, preces, adorações e louvores… meditando, contemplando as maravilhas da NATUREZA... internalizando a "Luz Natural"... se auto-conhecendo… ou você fica trabalhando DIA APÓS DIA no SISTEMA… para ganhar dinheiro e poder GARANTIR a SEGURANÇA de sua SOBREVIVÊNCIA???

ENTÃO… agora eu te pergunto: Quem é seu "deus"?

Resposta: o seu "DEUS de FATO" é onde você coloca ou deposita ou dedica o seu TEMPO DE VIDA, diariamente… dia após dia… 8 h diárias trabalhando num sistema baseado em lucro, em dinheiro, em salário, em rendimentos, etc ESSE É SEU DEUS FATO… concretamente… na sua sobrevivência pessoal, DIARIAMENTE: você tem que trabalhar (DAR SEM TEMPO DE VIDA) pra ganhar dinheiro… pra comprar sua comida e pagar as suas contas.

Antigamente, as pessoas acreditavam nos benefícios que vinham das mãos dos deuses.

Mas, HOJE, na prática, na realidade de fato, concreta... nós acreditamos que os benefícios vem pra quem tem dinheiro mas mãos.


Percebe a "mudança psicológica" na mente das pessoas???

Na PRÁTICA, na experiência direta e objetiva, concreta e factual do dia a dia... no cotidiano… as próprias PESSOAS se tornaram "deuses e deusas" delas mesmas através do DINHEIRO… basta ter dinheiro, que se pode ter qualquer coisa do Mundo… na realidade prática quem tem dinheiro não precisa mais de ter um "deus" pra adorar e pra pedir: saúde, comida, bebida, casa, transporte, lazer, escola, academia, produtos do shopping, viagens, etc…

E pra ter MUITO dinheiro você tem que dar seu TEMPO DE VIDA… quando você essas bençãos felizes… HOJE EM DIA basta ter dinheiro que ELE, o dinheiro, também te dá tudo isso e muito mais… cada vez mais, acumulativamente.

E pra ter MUITO dinheiro você tem que dar seu TEMPO DE VIDA… quando você finalmente alcançar o sucesso financeiro, então, você já terá consumido grande parte de seu tempo de vida trabalhando dia após dia… DURANTE DÉCADAS DA SUA VIDA… dedicando diariamente 8 h todo dia (SEU TEMPO DE VIDA)… empenhando ao trabalho remunerado no SISTEMA ECONÔMICO pra ganhar dinheiro, acumular e multiplicar cada vez mais… e quando finalmente, você consegue juntar um grande patrimônio em dinheiro, bens e imóveis… você está rico ou rica… mas, a sua saúde ficou deteriorada e prejudicada pela corrida diária pra ganhar seu dinheiro pra sobreviver, o corre-corre do dia a dia… depois de décadas dando seu tempo de vida

pra trabalhar e ganhar mais dinheiro pra ter mais conforto e principalmente, para ter a GARANTIA E A SEGURANÇA DA SUA SOBREVIVÊNCIA.

Então, chega o dia em que você se aposenta… feliz da vida, você de aposenta e pensa em todos àqueles anos dedicados ao seu trabalho profissional e todo o dinheiro que você conseguiu juntar… e você pensa: VALEU A PENA TUDO QUE PASSEI PRA CHEGAR ATÉ AQUI, AGORA ESTOU BEM DE VIDA… E VOCÊ SORRI NO ESPELHO E DIZ: agora vou aproveitar a vida, vou gozar tudo que tenho direito após todos esses anos de uma vida inteira de trabalho e muita luta pra GANHAR MEU DINHEIRO… então, antes de fazer aquela viagem de seus sonhos… você vai ao médico pra fazer um check-up.


É NESSA HORA QUE VOCÊ DESCOBRE A VERDADE SOBRE O DINHEIRO:

durante o corre-corre pra trabalhar e ganhar seu dinheiro, você não teve tempo de cuidar da sua saúde... e então… você cai em si e pensa com lucidez pela primeira vez: por causa do tempo de vida que usei e lutei pra ganhar mais dinheiro... ELE levou minha saúde e eu não me dei conta disso… AGORA tenho que gastar o meu dinheiro com remédios, médicos, tratamentos, cirurgias, etc... e já não posso mais comer as comidas que eu gosto e me dá prazer... porque a saúde não permite… não posso fazer a viagem de meus sonhos porque a saúde não deixa, pois, os "remédios controlados" não me dão LIBERDADE de passear e outras limitações que todos sabemos que acontecem com as pessoas aposentadas ou idosas.

Justamente: comer e andar... as coisas simples e boas que o homem e a mulher de antigamente faziam alegremente pela benção dos seus deuses por terem tido vidas tranquilas e equilibradas junto à Natureza… e agora, VOCÊ… nem isso pode ter: depois de uma vida inteira acumulando dinheiro… você não pode comer o que gosta porque a saúde não deixa, nem andar longas distâncias, pois, o cansaço de uma vida inteira de lutas e estresse desvitalizou você.


E agora, você que teve a boa vontade e o interesse de ler até aqui… te pergunto:

Qual é o seu "DEUS"???

A NATUREZA ou o dinheiro?


No final da sua vida… você sozinho, por si mesmo (a)... vai se responder isso.

Dica: a VIDA não é feita de moedas, é feita de momentos.


Meus respeitos com ternura,


Primavera de 2021

Feliz junho/21.


Rangel Tupã Xapanã.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2022 por Ecovila Baratzil. Magistralmente criado com Wix.com

bottom of page